Estatutos

CAPÍTULO 1

DENOMINAÇÃO, DURAÇÃO, SEDE, FINS E SIMBOLOGIA

ARTIGO PRIMEIRO
(Denominação e duração)

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Camarate é uma associação humanitária de bombeiros fundada em vinte e cinto de Abril de mil novecentos e trinta e sete por tempo indeterminado.

ARTIGO SEGUNDO
(Sede)

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Camarate, tem a sua sede em Camarate, Concelho de Loures.

ARTIGO TERCEIRO
(Fins)

1 – A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Camarate é uma pessoa coletiva sem fins lucrativos que tem por escopo principal a protecção de pessoas e bens, designadamente o socorro de feridos, doentes, o socorro a acidentes ferroviários, rodoviários ou náufragos, transporte de doentes inter-hospitalar, a extinção de incêndios, e transporte doentes, detendo e mantendo em actividade, para o efeito, um corpo de bombeiros voluntários.

2 – Com estrita observância do seu fim não lucrativo e sem prejuízo do seu escopo principal, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Camarate pode desenvolver outras atividades, individualmente ou em associação, parceria ou por qualquer outra forma societária legalmente prevista, com outras pessoas singulares ou coletivas, na prestação de serviços no âmbito da saúde, do desenvolvimento e promoção de atividades desportivas, recreativas, culturais e outras de reconhecimento interesse comunitário.

3- A actividade do corpo de bombeiros voluntários rege-se por regulamento interno com observância do definido no regime jurídico dos corpos de bombeiros.

4- As restantes atividades da Associação regem-se por regulamento interno elaborado e aprovado pela Direcção com observância do definido no regime jurídico das associações humanitárias de bombeiros.

ARTIGO QUARTO
(Simbologia

1 – A Associação adopta como símbolo a fénix, saindo de um feixe de lenha a arder. No centro da fénix o brasão da freguesia de Camarate e sob machados cruzados, tendo por baixo , as palavras “Vida por Vida”


2- No estandarte é também adotado o símbolo acima referido, figurando….. ( ver mais ↓ )